segunda-feira, 30 de novembro de 2009
sábado, 28 de novembro de 2009
Vara apanhado com dados de processo em investigação
Armando Vara, um dos arguidos do caso "Face Oculta", foi apanhado nesta investigação com elementos de um processo que corre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e que, de acordo com fontes contactadas pelo DN, deveria estar em segredo de justiça. O episódio, que surpreendeu os investigadores de Aveiro, deu origem à certidão que foi enviada a 2 de Novembro para o departamento liderado pela procuradora-geral adjunta Cândida Almeida por suspeitas de violação do segredo de justiça.
(…) por CARLOS RODRIGUES LIMA | hoje | in Diário de Notícias
leia aqui:
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
A cartoon history of the European Union
"Gentlemen, you're trying to negotiate something you will never be able to negotiate. If negotiated, it will not be ratified. And if ratified, it will not work." Thus spoke a British civil servant who was dispatched from London to Brussels to inform European ministers what Britain thought of plans for an ambitious new European treaty.” (…)
leia aqui:
Os boys de Guterres
O PROCESSO chamado ‘Face Oculta’ tem as suas raízes longínquas num fenómeno que podemos designar por ‘deslumbramento’.
Muitos dos envolvidos no caso, a começar por Armando Vara, são pessoas nascidas na Província que vieram para Lisboa, ascenderam a cargos políticos de relevo e se deslumbraram.
Deslumbraram-se, para começar, com o poder em si próprio.
Com o facto de mandarem, com os cargos que podiam distribuir pelos amigos, com a subserviência de muitos subordinados, com as mordomias, com os carros pretos de luxo, com os chauffeurs, com os salões, com os novos conhecimentos. (…)
(…) QUANDO o PS perdeu o poder, estes homens ficaram momentaneamente desocupados.
Mas, quando o recuperaram, quiseram ocupá-lo a sério. Montaram uma rede para tomar o Estado.
José Sócrates ficou no topo, como primeiro-ministro, Armando Vara tornou-se o homem forte do banco do Estado – a CGD –, com ligação directa ao primeiro-ministro, José Penedos tornou-se presidente da Rede Eléctrica Nacional, etc.
Ou seja, alguns secretários de Estado do tempo de Guterres, aqueles homens vindos da Província e deslumbrados com Lisboa, eram agora senhores do país. (…)
leia no Blog de JAS «Política a Sério»
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Edge 306—November 24, 2009
Edge in Paris ...
SIGNATURES OF CONCSIOUSNESS
A Talk by Stanislas Dehaene
EdgeVideo
THE REALITY CLUB
On "Signatures of Consciousness: A Talk by Stanislas Dehaene"
Daniel Kahneman, Sam Harris, George Dyson
BEYOND EDGE
Pinker-Gladwell — Pinker-Wright
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Edge 305—November 19, 2009
36 ARGUMENTS FOR THE EXISTENCE OF GOD
By Rebecca Newberger Goldstein
THE REALITY CLUB
On "THE AGE OF THE INFORMAVORE": A Talk with Frank Schirrmacher
David Gelernter, Evgeny Morozov
MORREU O ENCENADOR MÁRIO BARRADAS
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
A «SÁBADO» CONTA TUDO O QUE SABE...
Por: António José Vilela e Vítor Matos | 18 NOVEMBRO 2009
Quando o jornal Sol publicou a primeira notícia a revelar a existência de uma investigação britânica ao caso Freeport, em Janeiro de 2009, um dos directores do semanário recebeu um telefonema que podia livrar o jornal da falência. A jornalista Felícia Cabrita preparava nessa semana uma segunda manchete sobre o escândalo, que dava conta do célebre DVD inglês, onde Charles Smith acusava um ministro de receber luvas. O nome do ministro era José Sócrates, saber-se-ia mais tarde. O telefonema pretendia travar a notícia. (...)
leia aqui:
Director do Sol denuncia chantagem
(e leia o resto quinta-feira na revista SÁBADO)
terça-feira, 17 de novembro de 2009
OBAMA FALHOU AS SUAS PROMESSAS QUANTO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Obama Has Failed the World on Climate Change
By Christian Schwägerl
US President Barack Obama came to office promising hope and change. But on climate change, he has followed in the footsteps of his predecessor, George W. Bush. Now, should the climate summit in Copenhagen fail, the blame will lie squarely with Obama. (...)read more:
Obama Has Failed the World on Climate Change
domingo, 15 de novembro de 2009
A ALDEIA DA ROUPA PORCA
PGR confirma crime mas não apoia escutas
Moura Guedes quer "evitar destruição das escutas"
PGR confirma que Supremo anulou escutas a Sócrates
sábado, 14 de novembro de 2009
Edge 304—November 13, 2009
THE THIRD CULTURE
WHY DOES THE UNIVERSE LOOK THE WAY IT DOES?
A Conversation with Sean Carroll
EDGE Video
THE REALITY CLUB
BOING BOING
The Age of the Informavore
By David Pescovitz
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
QUATRO MESES !!!
As certidões extraídas do processo, relativas a escutas telefónicas que apanharam Vara a falar com Sócrates, estão há quatro meses nas mãos do procurador-geral da República.
"O PGR pode destruir as certidões, mas não as intercepções telefónicas." Esta é desde logo a certeza de um jurista ouvido pelo DN, e que pediu o anonimato, salientando que "as escutas que não tiverem interesse para a investigação devem ser destruídas". Mas, "é o juiz de instrução que ordena essa destruição", acrescentou, frisando que isto mesmo consta do artigo 188.º do CPP.
"É tempo a mais, é tempo suspeito, é obvio. O tempo das coisas às vezes é tão mais importante quanto as próprias coisas, sendo certo que a memória dessas mesmas coisas é muito rápida, e basta uma notícia choque para as fazer esmorecer." (...)
Só juiz pode destruir escutas que envolvem Vara e Sócrates
in Diário de Notícias | 01/11/2009domingo, 8 de novembro de 2009
O «MAL-ME-QUER / BEM-ME-QUER» DA JUSTIÇA PORTUGUESA
Polémica: Conversas interceptadas são politicamente explosivas
Escutas de Sócrates em risco de ser apagadas
As dezenas de transcrições de conversas entre Armando Vara e José Sócrates interceptadas durante a ‘Operação Face Oculta’, validadas por um juiz e enviadas para a Procuradoria-Geral da República em forma de certidão, correm o risco de ser destruídas. Basta que Pinto Monteiro, a quem as mesmas foram entregues há quatro meses, considere que as situações em análise não configuram ilícitos criminais, o que permite assim proceder à destruição das mesmas. (...)O PAÍS À BEIRA DA RUPTURA
Sinceramente, para quem não viu o programa, a conversa entre estes cavalheiros foi absolutamente "assustadora". Medina Carreira, e restantes convidados, fizeram questão de enfatizar que, com a qualidade actual dos nossos políticos e a teimosia na persecução destas políticas de endividamento, aquilo que poderemos esperar a curto prazo é... a falência do país ou a nossa expulsão, pura e simples, da UE.
Para enaltecer a importância dramática da actual dívida ao estrangeiro, Mário Crespo, no final do programa, voltou-se para Medina Carreira e perguntou: «Passaram cerca de 55 minutos do nosso programa, doutor Medina Carreira, parece-me que a dívida aumentou mais 500 mil contos...» É que a actual dívida portuguesa é - mais coisa menos coisa - de 64 milhões de Euros por dia (12.800.000 contos)! A Divida Externa supera já os 80% do Produto Interno Bruto (PIB).
sábado, 7 de novembro de 2009
«FACE OCULTA»:MAIS UMA “NOVELA” DE INCONTÁVEIS EPISÓDIOS PARA AS “CALENDAS” GREGAS
As transcrições de conversas entre Vara - vice-presidente do BCP, agora com mandato suspenso e arguido neste caso - e o primeiro-ministro “constam, efectivamente, de uma das certidões recebidas” na Procuradoria-Geral da República (PGR), disse Pinto Monteiro ao semanário “Expresso”. (…)
ler aqui:
Pinto Monteiro garante que conversa de Vara e Sócrates está a ser avaliada
(in 07.11.2009 - 08:44 Por PÚBLICO)
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
É FARTAR VILANAGEM... Ambientadores que põem a malta a rir!
Muito adequados para Lares de Terceira Idade, Centros de Dia, Escolas de Artesanato e Universidade Senior.
in «Ionline» | 06NOV2009
leia aqui:
Incenso vendido no país com efeitos iguais ao da cannabis
Edge 303—November 5, 2009
THE REALITY CLUB
On "THE AGE OF THE INFORMAVORE": A Talk with Frank Schirrmacher
Jaron Lanier, Nick Bilton, Nick Carr, Douglas Rushkoff, Jesse Dylan, Virginia Heffernan, Gerd Gigerenzer, John Perry Barlow, Steven Pinker, John Bargh
THIRD CULTURE NEWS
TERCERA CULTURA — CHILE
Un podcast divulgacion de la Cience Cognitiva Contemporanea
Jerry Adler, Alison Gopnik, Stewart Brand, Jerry Coyne, Scott Atran
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
A ordem é: «Silêncio Absoluto!»
Atenção máxima: Governo tenta contornar caso Vara
por DAVID DINIS (in DN – 05/11/2009)
Desde o fim-de-semana que a ordem dentro do Governo é para redobrar a atenção e as cautelas sobre as implicações do caso "Face Oculta". As notícias do envolvimento de vários militantes do PS na investigação, alguns deles com posições destacadas em empresas públicas, forçou o núcleo duro do Governo a preparar uma resposta, de forma a distanciar-se da polémica. O primeiro passo foi dado logo na noite de sexta-feira, com José Sócrates a vincar o princípio da separação de poderes ("Não comento processos judiciais"). Mas entre os mais próximos do primeiro-ministro, desde cedo se reconheceu a necessidade de dar outros sinais públicos que demonstrassem a isenção do Governo.
Foi assim que, logo na segunda-feira se preparou terreno para a resposta. As duas maiores preocupações são os casos de José Penedos, presidente da REN (empresa maioritariamente pública) e de José Chocolate Contradanças, da Empordef (do sector da Defesa, ex-deputado do PS). No último caso, confirmou o DN, foi rapidamente ordenada uma auditoria interna, de forma a averiguar até que ponto houve envolvimento do administrador no caso. A estratégia - de pedir investigações internas - foi seguida na REN (na versão "auditoria externa", dado ser uma empresa cotada), e em todos os outros casos de empresas públicas apanhadas na rede. Caso da Brisa, onde Almerindo Marques já veio também a público explicar a averiguação.
Agora, a questão é de tempo. Argumentando com a mesma separação de poderes, o Governo evita a demissão dos responsáveis. Mas dá já sinais públicos de incómodo, sinalizando a saída aos envolvidos. Vieira da Silva disse ontem esperar "por mais informação"; Costa Pina, secretário de Estado, optou pela fórmula "o Governo acompanha a situação".
Quanto a Armando Vara, a ordem é de silêncio absoluto. Francisco Assis mostrou-o quando reagiu à suspensão do seu mandato no BCP: "O PS não tem a ver com isso, razão pela qual não tem que estar mais nem menos confortado. É uma decisão de natureza pessoal, que respeito e sobre a qual não quero fazer nenhum comentário".
terça-feira, 3 de novembro de 2009
MORREU CLAUDE LÉVI-STRAUSS
Um dos maiores intelectuais do séc. XX, estudou Direito e Filosofia na Sorbonne, em Paris, e foi um dos mais profícuos Antropólogos de todos os tempos, lançando as bases da corrente estruturalista das Ciências Sociais, que influenciou gerações de investigadores.
Deixou-nos inúmeras obras mas, uma das mais proeminentes foi, com certeza, «TristesTrópicos» que Georges Bataille classificaria "é uma obra-prima que marcará uma data, não apenas na história da Etnologia mas também na história do pensamento humano. É um livro humano, um grande livro; pouca obras despertam problemas tão vastos e tão fundamentais".
Este 'calhamaço' de mais de 400 páginas -- para os interessados ou coleccionadores -- foi publicado em Fevereiro de 79 em Portugal, pelas Edições70, e a edição foi feita com todas as fotografias e desenhos do autor.
Infelizmente, só vi referência à sua vida e morte no Expresso, que lhe dedica "literalmente" meia-dúzia de linhas sob o título Óbito/Antropologia!