quinta-feira, 28 de maio de 2009

MARIA BETHANIA - CALICE

No Comments!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hábitos Caninos

http://www.foundshit.com/images/dogs024.jpg
O meu cão só dorme com a música de Steven Halpern ou Singh Kaur. Se eu não retirar o ruído da TV, ele coça-se e coça-se numa inquietação contínua. Claro, eu sei que o moço já está velhote, mas optar pelas melhores músicas, é estranho para um canídeo.
Eu costumo dizer que ele é um cão «telepata», porque percebe tudo o que eu digo, mesmo quando não o digo. Temos sinais determinados de mão, como para os surdos, que significam ordens - portanto não é necessário a ordem vocal. Ainda assim, ele entende visualizando, o que é extraordinário. Conhece os sentimentos das pessoas pelas expressões faciais. E mais não sei quantos milhões de odores que recebem continuamente e que nós não detectamos - desde a adrenalina do medo, e outras coisas mais espantosas que nós desde que deixámos de nos considerar «animais» já não temos a menor noção.
Talvez seja por esse divórcio da Natureza que tenhamos tanto empenho em tê-los presentes actualmente, mesmo sem necessidade, como se «eles» nos fizessem lembrar de algo.
Lembro-me em 82 quando estava em Bruxelles que a lei era tão rigida em relação a animais que, acaso fossem atropelados por um carro na rua, o julgamento era feito tal qual fosse uma criança!
Isso tornou-se assim porque os Belgas quando invadidos pelos Alemães na 2ªGG, quando não tiveram mais nada para comer........... comeram os seus cães! E jamais esqueceram isso.
Esta estranha «matilha» criada entre os humanos e os canídeos é muito difícil de explicar. Porque ambos temos hábitos idênticos de companhia e compartilhamento.
É interessante ler alguns estudos sobre «comportamento de matilha» e entendê-los na espécie humana.
Não sei quem se integrou em quê! Se foram os lobos que se transformaram em cães, para serem dóceis associados aos humanos, se os humanos foram feericamente buscar os lobos para compreenderem os seus próprios comportamentos. Seja como fôr, a sociedade resultou em amor!
O que é mais espantoso é que os cães nos entendem de uma maneira tão extensiva e quase telepática que conseguem detectar as pessoas de quem não gostamos... e ladram e afastam-nos!
É extraordinário. Mesmo que nunca tivessemos tido uma discussão com aquela pessoa, os cães sabem que «as suas vibrações» não condizem connosco. Mesmo que nunca a tenhamos conhecido... afastam-no de nós.
A inteligência canídea é algo cuja leitura é algo descurada.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Método de Leonardo da Vinci... segundo Paul Valéry (excertos)


(pag 80)... Viver, ou até viver bem, não passa para ele de um meio; quando come, alimenta também alguma outra maravilha que não a sua simples vida, e metade do seu pão é consagrado. Agir não constitui ainda senão exercício. Amar, não sei se lhe é possível. E quanto à glória, não. Brilhar diante de olhos estranhos equivale a receber deles o refluxo das jóias falsas.
(Paul Valéry)
 in Introdução do Método de Leonardo da Vinci

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O CASO DA PRAIA DA LUZ

http://www.kellyholidays.com/praia%20da%20luz%2020040108%20(600%20x%20450).jpg
Eu acho inacreditável todas as TVs virem a público com este caso que faz hoje 2 anos. Desde a SIC Notícias, à BBC, à Sky News e a RTPn - com uma outra produção, feita pelos investigadores do ex-detective da Judiciária Portuguesa actualmente afastado do caso, e sobretudo do emprego - aliás, investigação que eu pessoalmente acho bastante esclarecedora.
A miúda desapareceu. Ponto final.
O «Circo» feito pelos seus progenitores é vastamente lamentável -- claro que o desatino da dôr é sempre explicável em comportamentos pouco compreensíveis. Mas é a primeira vez que vejo tais expressões sentimentais explícitas em britânicos desde os livros de Agatha Christie.
O meu coração está com os pais que perderam a sua menina.
Mas, por amor de Deus -- já que até foram ver o Papa -- deixem este dramatismo Shakespeareano, porque qualquer dia o «fundo milionário» acaba para encontrar a menina, e têem os dois que voltar a trabalhar.
Esta encenação não me convence, do todo!
Muito menos me convence, contratarem uma equipe de cinema para vir a Portugal, fazerem um filme para o Chanell 4, e encenarem a noite «do rapto» como se ele tivesse de facto existido.
Ninguém sabe o que se passou. Porque foi um «rapto»?
Os cães, vindos de Inglaterra, especialistas em mais de 400 buscas assertivas, cheiraram «morte» no quarto, na sala e no carro.
Eu não entendo como se pôde encerrar este processo e despedir o Inspector.





terça-feira, 12 de maio de 2009

Gabriel Garcia Márquez - «Memória das minhas putas tristes»

http://shalomshalom.files.wordpress.com/2008/01/gabriel-marquez.jpg
(Pag 65)... Antes de me deitar arranjei o toucador, pus a ventoinha nova em lugar da oxidada e pendurei o quadro onde ela o pudesse ver da cama. Deitei-me a seu lado e reconheci-a palmo e palmo. Era a mesma que andava pela minha casa: as mesmas mãos que me reconheciam pelo escuro, os mesmos pés de passos leves que se confundiam com os dos gatos (...).
(Pag107)... Quando por fim consegui abrir caminho, encharcado em suor, através dos abraços e das fotografias, encontrei-me em frente com Ximenes Ortiz, como deusa de cem anos na cadeira de rodas. A sua simples presença impunha-se como um pecado mortal.
(Pag113)... Preparado para tudo naquela noite, deitei-me de barriga para cima à espera de dor final (...) Então apaguei a luz no último alento (...) e contei as doze badaladas da meia-noite, com minha doze lágrimas finais (...)
Gabriel Garcia-Marquéz
(excertos do livro) MEMÓRIA DAS MINHAS PUTAS TRISTES

domingo, 10 de maio de 2009

CARLY SIMON - You're So Vain

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SCREENSAVERS

O mais belo «screensaver» - protecção de tela - do mundo ( GRÁTIS ) é o Euphoria do Linux. Já o uso faz mais de seis meses e ele surpreende-me todos os dias com novas construções cromáticas. É absolutamente deslumbrante.
Ainda não compreendi se o sistema é «inteligente» e se refaz a si mesmo, ou se foram construídas tantas composições que se vão alterando continuamente. Para mim é uma incógnita. Mas é um prazer visualizar aquela screensaver.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gal Costa - Onde Deus Possa me Ouvir

E SE O QUE DESEJÁMOS... NUNCA ACONTECER?

http://www.scubagrl.net/Canyons_of_the_Moon.jpg
Há uma frase em Alta Magia que avisa: «Tem cuidado com aquilo que desejas, porque o teu desejo está na raiz quadrada da intensidade do objectivo». Claro, apenas se conseguires saber como desejar.... eheheheh!
«Desejar» não é simples! Quase ninguém está apto para lidar directamente com os seus sonhos. São apenas ideais, formulações de um mundo imaginário que vivemos na nossa mente, sonhos, ambições, recalcamentos das nossas frustrações que trazemos à tona do nosso consciente, naufrágios das nossas inúmeras tempestades.
O mais irónico é que quando sabemos «construir mentalmente o desejo»... raramente o executamos! É de uma pudicícia extrema. Nem para o mal, nem para o bem. Fica-se numa perspectiva de observador quase impedido do acto por uma qualquer moral geral que entendemos intrinsecamente.
No entanto, todos nós, de uma maneira simples, desejámos inúmeras coisas: ser rico, ter saúde, ou viajar para as Antilhas, e mesmo ter um grande amor, como nos filmes de Hollywood.
Muita das vezes não temos atenção às coisas que realmente «desejamos» inconscientemente e que fazem parte do nosso universo quotidiano.
Porque, por vezes infelizmente, os nossos desejos interiores tornam-se realidades concretas.
Tem piada, porque muitas vezes o que desejamos subconscientemente não corrobora a nossa decisão consciente. Não é nada prático e é vastamente inútil que aconteçam só aquelas coisas contrárias àquelas que previramos nos nossos sonhos.
Então, afinal, o que desejámos? O contrário dos nossos sonhos e ambições. Boicotamo-nos a nós mesmo?
Os psicólogos dizem que a ansiedade é um fenómeno contrário à concretização de um objectivo, por minar o caminho que atravessa. O Taoismo e o Zen dizem igual, que o acto puro descobre a verdade - seja ela o que fôr na sua resolução.
Mas, todos nós, educados e adultos, sabemos que «desejos» são objecto de alterar a Realidade à nossa função de ser e do nosso prazer.
Depende tudo de se achamos que o nosso «SER» merece usufruir esse prazer.
E quando, intrinsecamente, não nos damos essa honra, não concedemos esse desejo e boicotamos a realidade.
É tudo muito estúpido, porque fomos construídos numa cultura de CULPA. Se conseguirmos retirar de nós esse sentimento primevo de nos acharmos sempre maus em tudo que fazemos, conseguimos alcançar alturas sem paralelo.
Para quem quiser subir assim tão alto!
Mas......... para «ver» o quê do Alto? Essa altura pode dar muitas vertigens a quem não estiver preparado.

ELEIÇÃO DO NOVO PROVEDOR DE JUSTIÇA DE PORTUGAL - Grande Tourada

segunda-feira, 4 de maio de 2009

As Incrueldades

Conversações Com Dmitri e Outras Fantasias
Agustina Bessa-Luis é uma mulher formidável a nível literário. Impiedosa também.
Escreveu um pequeno livro - algo extraordinário - «Conversações com Dmitri e Outras Fantasias», porque se insinua como uma espécie de «Ficções» de J.L. Borges. Assaz ousado. Mas, Agustina Bessa-Luis sempre foi uma grande escritora com um «ego» ainda mais entusiástico que um sexo masculino antes da erecção! Mas com mau feitio.
Ainda assim, tem textos de uma beleza inigualável.
«Maximina não se sentava nunca, parecia prestes a desaparecer, pálida de orgulho, um pouco descontente; coçava a verruga do nariz com o leque de papel adamascado». (Maximina, in Conversas com Dmitri)
Mas o texto mais extraordinário de todo o livro é «REGINA».
«Pareceu-me jovem demais, vulnerável porque assim se adornava de inexperiência. Mas na realidade possuía poderes inconcebíveis (...) sempre era desajeitada com os gestos mais comuns e que toda a gente era capaz de executar sem falhas.  Isso tornava-a imediatamente candidata a um certo desprezo. (...)
«O restaurante estava cheio, e numa das mesas comiam seis alemães, com ordenada curiosidade, o prato regional que tinham encomendado e que o guia lhes aconselhara. De repente um deles sentiu o olhar de Regina, perverso de tão destituído de intenção; e perturbou-se. Tentou munir-se de rancor e de desdém, mas ela não correspondia a nenhuma dessas situações. Era transparente até à renúncia de todo o sentimento. O rapaz ficou subitamente desesperado. Regina voltou timidamente o rosto, e eu percebi que ela dava por encerrado aquele pequeno massacre do entendimento humano (....).
LIVRO BELISSIMO..................... «Conversações com Dmitri e Outras Fantasias». O editor é «Na Regra do Jogo».
APROVEIEM A «FEIRA DO LIVRO»................ ESTÁ EM SALDO.

Luena de Praia


«Que Credo
algum
jamais cursaste

pela mão da igreja
até foste perdoado»

in Luna de Praia (fruta do tempo)
Francisco do O'Pacheco
(do meu querido mano)

A POLITICA: de Remedio amoris

http://images.encarta.msn.com/xrefmedia/sharemed/targets/images/pho/t975/T975593A.jpg
É um texto simples de Ovidio:
«Dum spectant oculi laesos, laeduntur et ipsi; Multaque corporibus transitione nocent».
Tradução: Olhando os olhos de uma pessoa que os tem doentes, o mal comunica-se a quem olha, e as doenças passam por vezes de uns corpos aos outros.»
Ovidio, de Remedio Amoris, v. 615

domingo, 3 de maio de 2009

FINALMENTE VI UM «OVNI»

http://www.aliendave.com/files/Photos/UFO/Wolf_Creek_UFO_closeup.jpg
Sines, 23:00h, Domingo 3 de Maio, sobre o céu de Sines.
A noite está clara e sem nuvens. Quarto Crescente de Lua e as estrelas são bem visíveis no céu.
Quando saí para fumar um cigarro, e olhei o luar, um objecto luminoso deslocou-se em silêncio total de oeste para este, a uma velocidade que não considerei normal. Não há aviões que voem àquela velocidade - que eu conheça pelo menos. E Portugal não tem esse tipo de tecnologia. Já lhe basta manter a TAP no ar saudável.
Até porque não tinha ruído! Aqui estamos habituados a aeroplanos e helicópteros que sobrevoam o porto e a refinaria, e o porto de carvão - que são suficientemente ruidosos para porem o meu cão a ladrar. Mas nunca tinha visto nada como aquilo.
Ainda subi a fugir ao terraço superior da casa, quando saiu do meu campo de olhar, mas tinha completamente desaparecido.
Nunca tinha visto nada assim.

sábado, 2 de maio de 2009

«El Virús Mexicano» TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - Gripe A

http://pwp.netcabo.pt/sistema.imune/virus_big.jpg
Agora que já foi publicada a «sequência» na Internet do «Virús A» - como foi agora denominado - os Cientistas não entendem.
Como pôde o virús da «pneumónica» juntar-se à «gripe das aves» e ao ADN e RDN humano, numa gripe chamada de comum? Ninguém sabe cientificamente explicar. É vastamente inconclusivo o estudo seguido actualmente nos «Laboratórios de referência» mundiais.
O que é certo é que as Farmacêuticas do mundo inteiro dispararam na produção de antivirus e, mesmo hoje, subiram 12% nas Bolsas de todo o mundo.
Como está demonstrado, o virús não é tão letal como foi inferido primeiramente.
No estudo feito pelos cientistas independentes acredita-se que o Virús é «de Laboratório».!
Claro, TEORIA DA CONSPIRAÇÃO», como é imediatamente apelidado.
I wonder!

YouTube - George Harrison My Sweet Lord

PARA MINHA QUERIDA AMIGA «CLIVANIA TEIXEIRA» EM MEDITAÇÃO NO BRASIL

BEAUTIFUL MÉMOIRES - America - I Need You

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Le Moi Supérieur

http://www.almaleh.com/art/goya3.jpg
Le soleil est toujours nouveau, l'eau des rivières est toujours nouvelle et l'être humain se renouvele aussi, les cellules de son corp se renouvellent. Alors, on peut se poser la question: pourquoi l'homme reste-t-il toujours le même, avec les mêmes attitudes, les mêmes reflexes, les mêmes faiblesses?
Mikhael Aivanhov