quarta-feira, 9 de julho de 2008

A GRANDE DEUSA VESTIDA DE PRATA


Desde o início dos tempos a Humanidade tem olhado para a Lua e para as estrelas em busca de sinais. As culturas antigas estudaram o movimento dos corpos celestiais de maneira a entender as suas influências na vida do quotidiano e assim poderem ajuízar quanto às suas grandes decisões ou nas previsões do futuro.
O próprio nome das estrelas, planetas e constelações vistas a olho nú, traduz de alguma forma as suas características específicas quanto ao carácter humano, como a impulsividade, a harmonia, a belicosidade; e a sua posição relativa nos Céus universais também determina a importância da sua influência, em conjugação com outras presenças, e interacções, numa determinada data.
Mas, a nossa vizinha Lua, companheira dos solitários e dos enamorados, tem uma influência bem mais marcante, tanto no aspecto físico literal como no inconsciente colectivo da Humanidade.
A Lua influencia tudo o que é fluido sobre o planeta Terra. Desde o regime das marés ao nascimento das crianças, desde a mudança dos humores humanos ao índice de acidentes rodoviários.
A Ciência tem-se debruçado bastante sobre os provérbios e práticas ancestrais em busca da explicação científica para o pragmatismo desses usos e costumes. Alguns foram elucidados pela natureza das coisas mas outros encontram-se envoltos num véu de incompreensão e mística.
Mas a Gaia Ciência é furtiva ao bisturi mais afiado dos académicos e deixa-nos apenas a sabedoria oral que percorreu milénios antes de chegar aos nossos dias.
Aprender como actuar de acordo com as energias da Lua ajuda-nos a sintonizar com o ritmo do fluxo de Energia Universal.
Em astrologia a energia da Lua é a nossa guia e a força directiva para vivermos o nosso caminho. A lua transmite a energia da Deusa, energia Yin, de receptividade de características femininas.
Trabalhando com os ciclos da Lua permite-nos utilizar as forças criativas de maneira estupenda.
Quando trabalhamos com os fluxos da lua, mergulhamos na energia de estar no lugar "certo" no momento"correcto".
Cada mês lunar, começando pela Lua Nova, tem oito fases, cada uma delas com a duração aproximada de 3,7 dias. O poder das fases da lua afecta profundamente a vida no planeta. Cada fase lunar transporta consigo um tema específico de acção que atrai para as nossas vidas situações tendentes a expressar na sua totalidade esse mesmo tema. Trabalhar com um tema específico da fase lunar permite maximizar estrategicamente a manifestação da sua energia e manipulá-la de acordo com as nossas necessidades.
A energia do ciclo lunar cresce à medida que lentamente a lua se vai revelando e se esconde de novo. Cada ciclo lunar conduz a um novo ciclo lunar permitindo continuamente a expansão de um tema. Uma manifestação conscienciosa com os ciclos da lua pode levar a uma espiral de expansão espiritual, emocional e material.
Quando se trabalha com as Fases da Lua é conveniente manter um diário onde se vai anotando o que estamos a criar com a lua. Fazendo atenção às fases da lua podemos tomar as acções apropriadas que reflictam as energias que estamos a atrair para a nossa vida. Depois do fecho de cada ciclo lunar poderemos avaliar todo o processo moldar os objectivos e as estratégias para o ciclo lunar seguinte.
A primeira fase do ciclo, chamado de Lua Nova, é o tempo de plantar as novas sementes de crescimento. É o tempo para novos começos e novas direcções. Do ponto de vista prático, este é o tempo para iniciar qualquer coisa, começar um novo negócio ou uma campanha publicitária, e visualizar o objectivo, tanto espiritual como emocionalmente.
A próxima fase lunar é chamada de Lua Crescente. A Lua Crescente é o tempo para desenvolver um plano claro e prático sobre o nosso objectivo e de como lá chegar. A energia da Lua Crescente é de fantasia e imaginação. Durante este período devemos permitir-nos a sonhar acordados acerca dos objectivos a que nos determinámos na Lua Nova.
O Primeiro Quarto segue-se à Lua Crescente. A energia do Primeiro Quarto é baseado em "acção". Este é o momento em que o Universo nos envia energia para "fazer". Funcionar com confiança e sabedoria conferirá mais poder durante este período. Avança-se destemido e deixa-se todas as hesitações para trás.
A próxima fase é chamada de Lua Gibbous (mais de metade e menos de completa iluminação). É uma das fases mais poderosas da lua e requer apenas que nos sentemos tranquilamente e tenhamos em atenção aquilo que vem até nós. É a altura em que pessoas e oportunidades, que podem ajudar no objectivo que traçámos, aparecerão na nossa vida. Deve-se partilhar os nossos sonhos com os outros, nesta altura, para observar o que é activado.
A Lua Cheia termina a fase de Gibbous. A energia da Lua Cheia é como um período de pequenas férias antes da colheita. O dia seguinte à Lua Cheira deve ser de reflexão e quietude. Poder-se-á sentir neste período um grande acréscimo de energia dentro de nós quando o ciclo chega ao seu término. Receber-se-á mais energia do que já se tinha em preparação para a fase da colheita, na jornada da lua.
A Lua de Disseminação é o tempo da colheita. É tempo de segar o que se semeou, um tempo de manifestação. Neste ciclo lunar todo o trabalho dará frutos. Planeia as apresentações e workshops para esta altura.
O Último Quarto é o tempo de iniciar mudanças. É tempo de avaliar a produção deste ciclo lunar e largar todas as coisas que não forem benéficas. Se a Lua de Disseminação é como a época das colheitas, o Último Quarto é o tempo de lançar à terra os restos das colheitas para fertilizar o solo para a nova plantação. É tempo de reflexão e refinamento de conceitos. Novas ideias poderão a pouco e pouco tomar forma na nossa cabeça. Tempo de completar antigos projectos e abandonar estratégias e situações que não estão a resultar.
A Lua Balsâmica é a última fase da lua. É o tempo de nos concentrarmos no Futuro. As novas sementes já foram jogadas à terra. O período de retiro e retrospectiva terminou e a energia quer de novo avançar. É a altura onde se deve esquecer todos os medos do passado e jogar com os potenciais do futuro enquanto nos preparamos para um novo ciclo lunar.
Trabalhar com os ciclos lunares pode ser extremamente poderoso e remove grande parte da resistência energética que impede os nossos desejos de se manifestarem.
Se os Antigos acreditaram... porque não tentar para ver se conseguimos ser os novos magos do sec. XXI?