quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

GAIA


Creio que já referi anteriormente James Lovelock neste Blog, seguramente, porque é um dos meus autores científicos favoritos. Mas convém a recomendação de novo num tempo tão dificil que vai exigir de nós, muito brevemente, toda a unidade das pessoas de bem em torno deste conceito fundamental: GAIA, a mãe Terra.
A ecologia é um conceito recorrente que reflecte a imagem da unidade na criação. Nos tempos que vão correndo ouvimos falar muito de ecologia, tanto em termos de poluição, da extinção de várias espécies de vida selvagem, como da continuação da vida na Terra. A ecologia define todos os sistemas vivos como interdependentes. O funcionamento de um organismo depende do outro. Assim, a vida animal precisa de oxigénio e fornece anidrido carbónico, enquanto que a vida vegetal necessita de anidrido carbónico e liberta oxigénio.
A ecologia também defende a interligação dos vários sistemas de vida. Se se mudar um único elemento, todos os outros sofrerão o mesmo fim, desencadeando uma reacção em cadeia. Estamos a dar-nos conta, quase demasiado tarde, das implicações deste princípio ecológico fundamental. Por exemplo, matamos insectos de que não gostamos com sprays. Os produtos químicos infiltram-se na terra e envenenam a cadeia alimentar. Sem esses insectos, outros há que se desenvolvem para além do que natureza determinou, enquanto que certas aves se vêem privadas do seu alimento e morrem. Como há menos aves a disseminar as sementes noutras áreas da região, a polinização fica ameaçada e menos flores se reproduz. As colheitas são afectadas e os agricultores introduzem freneticamente mais e mais alterações ao solo. A qualidade deste é afectada e as árvores não medram. Como há menos árvores, mais casas ficam expostas ao sol e mais necessidade há de ar condicionado. Quando os aparelhos de ar condicionado deixam escapar fréon, este sobe à camada superior da atmosfera e destrói a camada de ozono. Diminuída a camada de ozono, mais radiações perniciosas do Sol atingem a Terra. E daí por diante.
O sistema de vida do planeta, em todas as suas partes interdependentes, funciona como um todo.
Pensar em termos ecológicos é ter gestos pessoais. Simples atitudes de amor com o Todo do qual fazemos parte.
Porque é bom que tenhamos consciência de uma coisa, se não acabarmos com a super-produção desnecessária com que estamos inundando o planeta, para apenas usufruir de um estúpido consumo desregrado dos nossos prazeres imediatos... a solução é sermos eliminados como um virús. A Mãe Terra não tolerará o abuso. Ela continuará como após a extinção dos dinossauros. O homem é apenas outra espécie.