sábado, 9 de agosto de 2008

A 'Pedra de Sol' dos Vikings

Foi um rapaz de dez anos, filho de Jorgen Jansen, navegador-chefe de uma linha aérea dinamarquesa, que viria a permitir a descoberta do sentido oculto da Pedra de Sol.
Sabe-se actualmete que nos séc. XI e XII, pelos numerosos petróglifos rúnicos encontrados em lugares dificilmente acessíveis, que os Vikings, muito antes de Colombo, já tinham visitado a América. Durante muitos anos os cientistas tentaram descobrir o segredo da sua ciência náutica. Oa anais escritos dos Vikings falavam de uma certa Pedra de Sol, sem qualquer outra explicação.
Esta Pedra de Sol parecia ser uma expressão mágica, uma espécie de pó saído de uma galeria de feitiços. Alguns pensaram tratar-se de uma espécie de colimador grosseiramente talhado, que permitiria a orientação pelo sol. Infelizmente, dadas as condições metereológicas do Norte, um objecto dessa natureza pouca serventia poderia ter.
Um dia que Jansen, o piloto aviador da frota dinamarquesa, contava as dificuldades que tivera num dos seus voos, para se conseguir orientar pelo sol que estava encoberto pelas nuvens, explicou ao filho que, graças a um filtro Polaroid colocado no compasso de voo, conseguira localizar com precisão o astro do dia. O rapaz ligou o que o pai lhe relatara com o que tinha aprendido sobre a lendária pedra dos Vikings, seus antepassados. O pai, intrigado, contou a história a um amigo arqueólogo e, partiram do princípio de que existiria uma pedra de propriedades idênticas às dos filtros de Polaroid, caracterizada pelo alinhamento paralelo das suas moléculas.
Consultado o joalheiro da Corte, este examinou a colecção de pedras semipreciosas, a partir da qual se confirmou a existência de uma pedra, a cordierite, que reunia as condições apresentadas.
A cordierite é um silicato natural de alumínio, magnésio e ferro, e uma das suas variedades tem o poético nome de 'safira de água'. Apresenta a curiosa propriedade de passar do amarelo ao azul escuro, quando o alinhamento das moléculas forma um ângulo de 90º com o plano de polarização da luz solar. Pouco importa que o sol esteja totalmente encoberto e, coisa espantosa, a propriedade mantém-se após o ocaso do astro-rei, até ao limite de 7º abaixo da linha do horizonte.
A cordierite é um material muito comum na Escandinávia e os Vikings fizeram dela a sua 'Pedra de Sol'.