quarta-feira, 22 de abril de 2009

As cores

http://www.curiosidadeanimal.com/im_cur_ven_insetos/rep_cobra_coral.JPG

Aquilo que para um homem é um alimento, para o outro é um veneno. É uma máxima! E assim se trata também com as cores.
A selecção das cores, e a sua aplicação devem ser executadas com discrição.
Já há muitos anos que os médicos utilizam as cores como terapêutica em Hospitais, ou em locais públicos.
Todos nós já sabemos da influência da côr a nível da arquitectura e estabelecimento de ambiência. É uma técnica que foi discutida e «regularizada» cientificamente após os anos 80.
Mas vejamos como a utilizamos na vida pública como subsidiária da nossa personalidade.
É claro que os políticos apenas podem utilizar o azul escuro e o cinzento. E porquê? porque significa discrição. Passar desapercebido. A única política europeia a utilizar «cor de rosa shocking» numa cimeira, foi a Chanceler Merkel da Alemanha. Coisa nunca vista! Mas foi perdoada... era uma mulher! O côr de rosa convém ás mulheres.
Mas vamos a ver como se utilizam as cores.
O tema é sério porque também serve como terapia, como foi vastamente discutido em hospitais psiquiátricos e ambientes sociais, onde muitas pessoas se aglomeram. Mas também como roupas pessoais.
As roupas espelham a nossa personalidade, o nosso humor do dia-a-dia, a nossa maneira de estar na vida, de afirmação ou de passar desapercebido e ser incognito.
Não é em vão que escolhemos uma camisola vermelha num dia e nos vestimos em total preto no seguinte.
A côr, de facto, não existe. É apenas uma vibração perceptível pelos nossos olhos e que se determina como uma influência psicológica.
Vejamos. Porque é que o vermelho nos impõe o rigôr da emergência? Não é apenas pelo carro dos bombeiros ter sido pintado daquela côr, nem as sirenes flamejantes dos carros de polícia cintilarem daquela maneira.
O vermelho está ligado ao Chakra da sobrevivência, Kundalini, e ele é vermelho. Por isso utilizamos o vermelho para «avisar a vida».
Os animais mais perigosos, como as cobras, por exemplo, sobretudo as mais venenosas, sempre mostraram as suas cores mais chocantes para avisarem o seu perigo. Não é por se vestirem de luxo! É para dizerem que são perigosas. Algumas mulheres fazem o mesmo também... o que nós agradecemos.
Analisemos então a sintonía cromática. Do vermelho base até ao violeta.
Partimos do principio filosófico que as cores são apenas vibrações cuja percepção é apreendida pela mente humana. O que explicável e nível psicológico. E logo, que nos leva a ter comportamentos susceptíveis de responder a essas vibrações.
Vermelho: ATENÇÃO; laranja: FRUTIFICAÇÃO; amarelo: CONCENTRAÇÃO EGOISTA; verde: NATUREZA; azul: O PODER DO SOM; indigo: A VISÃO PARA ALÉM DA VISÃO; violeta: O TRANCENDENTAL.
Estas cores podem ser multiplicadas umas com as outras numa paleta infinita, de acordo com os Chakras com que jogamos na vida.
É muito importante saber usar uma côr de acordo com a nossa maneira de ser, ou com a nossa decisão de querer ser.
Há pessoas que simplesmente usam o cinzento ou o negro para «não querer Ser».
«Ser», equivale a uma vibração de côr. Usá-la -- tal como nas cobras venenosas que nos avisam -- é a nossa  trade mark.