Impressionista
-
Uma ocasião, meu pai pintou a casa toda de alaranjado brilhante. Por muito
tempo moramos numa casa, como ele mesmo dizia, constantemente amanhecendo.
Adéli...
Há 1 semana

Rimsky-Korsakov foi a figura principal do nacionalismo russo. Tal como Tchaikovsky o foi no classicismo ocidental. Integralmente russos, no matter what.
Este texto é mais ou menos técnico, mas creio que é interessante inclusivamente para leigos em matérias de Meditação, Misticismo e Alta Magia. (Mas vai para minha amiga Cli depois do seu seminário em Minas Gerais)
Zen, pode ser traduzido - de acordo com Alan Watts - como o acto da espontaneidade.
Há uma certa incompatibilidade entre a Meditação e viver em sociedade - sobretudo na sociedade ocidental. A meditação desenvolve uma extrema sensibilidade às vibrações das coisas e das pessoas que nos rodeiam, porque ela própria tenta a Harmonia. O que nem sempre é útil no mundo da actualidade e velocidade a que vivemos no meio de multidões.
Dantes chamava-se Esquizofrenia a pessoas que tinham mudanças de humor alternativo entre o eufórico, o depressivo e o improvisativo. Por paradoxal que possa parecer quase todos os artistas foram considerados -uns mais que outros - esquizofrenicos pela psicologia aplicada. Em primeiro lugar porque a «criatividade» depende sobretudo do não condicionamento psicológico social, o que é importante para a criação. Em seguida porque é a extrapolação da dôr humana levada ao dramático, que é a encenação da vida de forma teatral, a criação de personagens, de temas básicos e simbólicos para a sobrevivência da inteligência humana, como a compreendemos actualmente.




A minha queridissima amiga Zeza Botelho, no seu Blog "Troca de Olhares", passa um texto de Lispector. Aliás, como é dificil lá chegar fica aqui o endereço: http://trocadeolhares-mjb.blogspot.com/


Como se diz em "technical english" - you pick up what you find on the highway.



Há dias um amigo meu estudante, ainda, perguntou-me qual seria o melhor utilizável livro de História da Filosofia para o seu exame de final de curso.




Toda a gente se recorda da grande polémica em relação à publicidade nos finais de 70 acerca de mensagens de influência psicológica passadas através de sons inaudíveis ao ouvido humano - contudo bastante entendíveis pelo nosso subconsciente.


Eu nunca falei do minimalismo porque não é algo que me agrade particularmente. Quanto a mim é reductor e estenográfico, o que induz à particularização e chamada de atenção quase telegráfico e, portanto, ligados ao imediatismo da obtenção da atenção dirigida. Mas Kim Robertson tem uma tendência para este tipo de produções artisticas algo orientais. No entanto brilhantes!
A mania de criar uma Raça humana perfeita é um célebre conceito tanto Alemão como Americano. Todos sabemos no que deu. Uma guerra inter-raças que destruiu praticamente o mundo civilizado.






Muitas das pessoas fãs do "Senhor dos Anéis" - sobretudo porque viram em video - desconhece em completo a obra escrita de J.R.R. Tolkien. Mas a obra de Tolkien é bastante mais vasta que o "Senhor dos Anéis". Antes de escrever essa fabulosa saga, em três magníficos livros, Tolkien preparou todo o universo anterior com várias obras publicadas: o Hobbit, que é a sequência óbvia do "Senhor dos Anéis" - que foi considerado livro para crianças - e "O Silmarillion", que é um vasto tomo explicativo do mundo imaginário criado pelo autor.Para além dos "Contos Inacabados de Numenor", "Tom Bombadil", etc.
A Conferência Episcopal Portuguesa esta semana ou entrou em crise de andropausa ou "passou-se" definitivamente.
Já pensaram porque os Antigos denominaram constelações astrais por nomes tão sugestivos como Ursa Maior ou Menor, Libra, etc.?