sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O SILMARILLION

Muitas das pessoas fãs do "Senhor dos Anéis" - sobretudo porque viram em video - desconhece em completo a obra escrita de J.R.R. Tolkien. Mas a obra de Tolkien é bastante mais vasta que o "Senhor dos Anéis". Antes de escrever essa fabulosa saga, em três magníficos livros, Tolkien preparou todo o universo anterior com várias obras publicadas: o Hobbit, que é a sequência óbvia do "Senhor dos Anéis" - que foi considerado livro para crianças - e "O Silmarillion", que é um vasto tomo explicativo do mundo imaginário criado pelo autor.Para além dos "Contos Inacabados de Numenor", "Tom Bombadil", etc.
Por curiosidade, Tom Bombadil é das únicas personagens que não faz a sua aparição no filme "O Senhor dos Anéis" - uma das mais importantes, contudo, nos livros de Tolkien, porque era o homem mais antigo do mundo e ainda assim jovem. Muitissimo interessante.
O Silmarillion foi publicado quatro anos após a morte do autor, e trata de lendas imaginárias de um mundo imaginário que o escritor inventou, sobretudo baseado sobre os Celtas. Digamos que é um compêndio explicativo de toda a história porque a enquadra.
É absolutamente fabuloso que alguém possa ter criado um mundo de invenção com leis e ordem, mitos e crenças, convenções e excentricidades, um passado e um futuro e, sobretudo, um Bem e um Mal que correspondem a uma verdade mítica.
Para os admiradores de Tolkien é bom que leiam e desfrutem daquela admirável inteligência, talento e espirito de criatividade. Está nas edições Europa-America traduzido em português.